segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OS DESAFIOS DA SOCIEDADE COMTEMPORANEA FRENTE À CIBERCULTURA

OS DESAFIOS DA SOCIEDADE COMTEMPORANEA FRENTE À CIBERCULTURA
Por: José Raimundo Alves
professorraimundommm@gmail.com

RESUMO

Este texto tem como objetivo a conclusão do curso Cibercultura da plataforma eletrônica AVANTE. É baseado em leitura de livros, artigos e concepções do próprio autor; bem como a sua experiência profissional da educação e da vivencia com a tecnologia educacional.

Palavras chaves: Tecnologia – Educação – Sociedade – Transformações - Realidade

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo la conclusión del curso Cibercultura de la plataforma electrónica AVANTE. Está basada en lectura de libros, artículos y concepciones de propio autor; bien como su experiencia profesional con la educación y la vivencia con la tecnología educativa.

Palabras claves: Tecnología – Educación – Sociedad – Transformaciones – Realidad.

INTRODUÇÃO
A realização deste trabalho se deu em função da necessidade de mais aprimoramento meu aprimoramento profissional; bem com uma tentativa de ter melhores e mais iniciativas pedagógicas em sala de aula e ter mais fundamentos na realização de um TCC de minha pós-graduação. Ele tem também a função de tornar os termos relativos á cibercultura; mais didáticos e simples a todas as pessoas. É um trabalho bibliográfico que aposta na tentativa de repensar a linearidade das construções humanas; sejam elas materiais ou imateriais. O seu objetivo é tornar um tema de compreensão simples com diferentes entendimentos, mas que todos sejam bem fundamentados.

DESENVOLVIMENTO
O século XXI, é o período em quem mais ocorreram as maiores transformações provocado pela humanidade, nele se produziu mais conhecimento e informações que toda a história humana foi capaz de produzir. Além da nova tecnologia educacional, a II Guerra Mundial e a criação das teorias psicológicas e pedagógicas atuais são contribuições marcantes para a estabilização da cibercultura. A sociedade atual está sendo obrigada a rever seus conceitos e ao mesmo tempo quebrar muitos de seus paradigmas produzidos ao longo do tempo. O fenômeno histórico que tem contribuído para essa mudança pode ser chamado de cibercultura, que anteriormente veio do espaço cibernetico.
Como as academias e os teóricos ainda não conseguiram entrar consenso quanto ao conceito e a definição verbal para cibercultura. Mas de maneira geral pode – se entender como a leitura, a escrita e produção de conhecimento através dos instrumentos tecnológicos interligados a um sistema de comunicação ou da leitura relativa a toda sociedade chamada de pós-moderna.
Como historicamente sabemos a humanidade sempre esteve pautado na transformação tecnológica; ela conseguiu fazer transformações a partir de transformações tecnológicas, como, por exemplo, passa da rocha lascada para a rocha polida, para o instrumento metálico até chegar ao estágio atual do satélite artificial, do computador e da fibra ótica. Nesse processo o homem era a ferramenta que passou a fazer ferramenta, agora ele pensa a ferramenta para fazer uma determinada ferramenta; sendo assim à superação continuada de muitos desafios.
Além do conceito de Cibercultura, outros dois conceitos são importantes para a compreensão da analise da Cibercultura; são eles: Ciberespaço e Sociedade em Rede. O primeiro pode ser conhecido ou chamado de mundo virtual; corresponde a todas as informações registros feitos eletrônica e magneticamente nos computares e na própria internet. O segundo pode ser compreendido como a dinâmica das pessoas numa perspectiva social ou de grupo em função das redes de comunicações; sejam elas: O rádio, a telefonia, a mídia televisiva ou os computadores interligados através de nós de conexões.
A sociedade atual, principalmente a brasileira tem grandes desafios para adequar-se a essa nova realidade; pois historicamente o país ainda não resolveu três grandes problemas; o econômico relativo a investimentos em infraestrutura, o técnico relativo ao desenvolvimento de uma tecnologia nacional, que seja mais barata e adequada a nossa realidade; por último o social relativo à educação, pois no momento atual o Brasil ainda apresenta uma grande quantidade de analfabetos e semianalfabetos. Diante desse problema, já começa surgir mais um problema social, que a exclusão digital. NISKIER apresenta o seguinte fundamento que explica essa sociedade contemporânea:
De uma civilização verbal, passou – se para outra, visual e auditiva. A imprensa, o jornal, o anuncio publicitário, a fotografia, o cinema, o radio, a televisão e o computador vêm modificando o homem e o próprio meio cultural. Essa apropriação dos meios de comunicação permitiu ao homem dominar o espaço e o tempo. Surge uma cultura de massa em que todos recebem os mesmos estímulos e os mesmos produtos. Pag. 25.

Vale ressaltar que o autor não está defendendo a existência de uma sociedade com um único aspecto, pois o subconsciente nas pessoas produz seres diferentes, mesmo porque o capital tem distintos interesses. Em relação ao Brasil, no momento atual há socialmente dois seguimentos bem visíveis da cibercultura: A televisão e a internet. A primeira ainda é bem acessível a sociedade, pois não depende tanto de instrução da escrita; a segunda ainda não é tão acessível as pessoas; porque depende tanto da instrução educacional quanto da cobertura da rede telefônica e de dados.
Direcionar a economia, as políticas e própria sociedade no sentido da solução do problema educacional de imediato é o primeiro passo para prepara a sociedade para a adequação à realidade criada pela Cibercultura. A educação pode muito bem preparar as pessoas para essa realidade através de seus componentes curriculares; quando a Geografia através de concepções educativas da Revolução Cientifica e Tecnológica ou da própria globalização pode trazer reflexões a cerca da Cibercultura; o mesmo pode acontecer através da disciplina Física, que pode abordar o desenvolvimento da técnica, da ciência e dos instrumentos feitos pelo homem. Outra reflexão pode partir da Filosofia, que é a quebra de dogmas e paradigmas.
A cibercultura pode fornecer um bom suporte para os sistemas de ensino a distancia, pois ela apresenta os instrumentos dinamizadores dos quais a educação a distancia necessita, tais como os vídeos, os arquivos de demonstração e as informações digitalizadas, como textos, artigos e livros eletrônicos. Seguindo esse raciocino ela pode ser considerada de certa forma; um agrupamento das técnicas, do conhecimento, das ações e compreensão humana. Esse mesmo raciocínio funciona no sentido contrario, pois a EAD junto às tecnologias educacionais e a teleducação podem contribuir muito para um melhor aproveitamento das possibilidades oriundas da cibercultura.
Para compreender melhor a dinâmica da cibercultura, é necessário que seja feita uma análise linear que vai do surgimento do Renascimento Cultural, Revolução Industrial, desenvolvimento do Conhecimento Cientifica e Desenvolvimento da Técnica; que conjuntamente ao desenvolvimento do mercado econômico, da rede transporte e da rede de informações; que alinhada a uma perspectiva globalizante ou simplesmente a mundialização do capital; estará formada assim a sociedade da cibercultura.
Outro fundamento importante para a cibercultura é o papel das novas tecnologias educacionais, principalmente da informática e da internet; vale ressaltar que a abordagem desses não deve ser encarada como a análise meramente da função do computador e da comunicação em rede; mas as concepções e os fundamentos que esses itens produzem ou possibilitam ao mundo. Essas tecnologias não eliminam as tecnologias antigas, o que ocorre é mais um repensar as tecnologias e traçar objetivos a ser atingidos pela humanidade. Dentro dessa situação o alfabeto já não é a única peça da alfabetização; as mídias virtuais e digitais, tais como vídeos, filmes, sons, fotografias... Também fazem ou estão agregados ao alfabeto no processo de construção da alfabetização, da aprendizagem e da formação do próprio conhecimento.
Apesar de ser o mais necessitado, o segmento educacional tem sido o mais resistente a integrar a cibercultura; pois depende de uma melhor preparação dos docentes e conscientização dos dirigentes administrativos e políticos da educação.
Na era da cibercultura, o processo de avaliação também está passando por muitas mudanças, a tradicional avaliação baseada na memorização e compreensão mecânica e erudita de textos escritos já não respondem mais o anseio da nova era. Produzir, informar, informar e colaborar para o conhecimento seja ele local ou global são as mais recentes necessidades da humanidade. Considera se nesse novo mundo uma nova realidade de leitura releitura; escrita e reescrita, interpretação e reinterpretação de um novo mundo que surge a cada momento ou a cada ação do homem e da natureza ou de ambos.
As consequências da cibercultura para o dia a dia não é meramente social ou cultural; é também econômica, através dela circula grande parte da precisão da riqueza mundial, principalmente a financeira; aqui aparece o papel dos bancos, das instituições creditícias e de captação financeira, como por exemplo, as bolsas de valores. No futuro outros fatos acontecerão com a sociedade; um deles certamente será a intensificação entre sociedade e cibercultura. Atualmente já conseguimos termos a possibilidade de percebermos uma fase histórica que poderemos definir como pós-ciência clássica; talvez pós neopositivista. Contudo o estado brasileiro, juntamente com sua sociedade tem um grande desafio; preparar-se para a adequação a essa nova realidade; principalmente ao que se refere às políticas públicas, sociais e de governo.


CONCLUSÃO
            Conclui – se que o surgimento da realidade pautada nos parâmetros da cibercultura é a grande quebra de paradigmas no século XX e ao mesmo tempo constitui uma realidade social acomodada para o século XXI em diante, isto é, direta ou indiretamente é a vivencia para todas as pessoas do mundo. Entretanto não trata – se de uma situação estática, mas de transformações continuas; seja ela ideologicamente vertical ou horizontal e/ou em qualquer outro sentido.
O melhor aproveitamento das possibilidades oferecidas pela cibercultura em nosso dia a dia dependerá muito do envolvimento, da participação, da persistência e da aceitação de todas as pessoas, principalmente as mais excluídas do processo educacional, cientifico e tecnológico no mundo. A finalização deste curso contribuiu bastante para a minha formação e desempenho profissional; houve um incremento teórico para o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso que pretendo fazer para a conclusão de minha pós – graduação em strictus sensus (mestrado), que estou fazendo.


BIBLIOGRAFIA

ALVES, José Raimundo. A cibercultura e a educação no contexto da sociedade em rede.
NISKIER, Arnaldo. Tecnologia educacional: Uma visão política pag 25 – Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

Material disponibilizado pela plataforma AVANTE.